13 de dezembro de 2010

Rebeldia lírica - Disposição anímica

“Conceitos fundamentais da poética”, Staiger
Ouça um trecho desta obra de Stockausen. Olhe qualquer coisa enquanto escuta, coloque-se na coisa e a coisa em você. E escreva .
          Chegou a hora de nos voltarmos para o conceito fundamental da “disposição anímica” (Stimmung). Não se trata da constatação de uma situação da alma. A “disposição” já foi, aliás, compreendida como tal, como objeto artificial da observação. Originalmente, porém, a disposição não é nada que exista “dentro” de nós; e sim, na disposição estamos maravilhosamente “fora”, não diante das coisas mas nelas e elas em nós.
           A disposição apreende a realidade diretamente, melhor que qualquer intuição ou qualquer esforço de compreensão. Estamos dispostos afetivamente, quer dizer possuídos pelo encanto da primavera ou perdidos no medo do escuro, enebriados de amor ou angustiados, mas sempre “tomados” por algo que espacial e temporalmente – como essência corpórea – acha-se em frente de nós.
           É portanto lógico que a língua fale tanto da disposição da noite como da disposição da alma. Ambos são uma e a mesma coisa sem distinção. As palavras de Amiel “un paysage quelconque est um état de l’âme” (qualquer paisagem é um estado de alma) reafirmam-se aqui. Tal frase não se adapta apenas à paisagem. Todo ente em disposição é antes estado que objeto. Este ser estado é o modo de ser do homem e da natureza na poesia lírica.

4 comentários:

  1. estou empolgada e curiosa para conhecer e começar a estudar e compartilhar com vcs!

    ResponderExcluir
  2. olá Yohana
    se você quiser, mande algum texto seu. Também estou bem satisfeita de poder recomeçar com os encontros e as trocas.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Seria ótimo compartilhar textos mas como faço? Aqui em meu blog tem alguns, mas comecei agora...rs
    Obrigada pelo retorno! :)

    ResponderExcluir
  4. Manda para o email do Atelier e depois te dou um retorno ou publico. Só que em janeiro, vou fazer um recesso.

    ResponderExcluir