26 de julho de 2010

Meninas narradoras, narração de meninas3

em Legião Estrangeira de Clarice Lispector
            Os desastres de Sofia
         O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
           – Cale-se ou expulso a senhora da sala. 
           Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava.


 
Os Desastres de Sofia – quase espetáculo, direção de Ivana Moura e Lúcia Machado, com Maria de Jesus Bacarelli e Leila Freitas.

Veja também Narração de meninos 1, 2 e 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário